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04/02 - Dia Mundial do Câncer: Data para lembrar da prevenção
27 jan '16

Dia 04/02, Dia Mundial do Câncer, é uma data para refletir a vontade de viver. A doença é a segunda causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam aproximadamente 600 mil novos casos para este ano. E a prevenção continua sendo a melhor possibilidade de cura.

Sedentarismo, ingestão de álcool e tabagismo são alguns dos principais fatores que contribuem para o câncer ser a segunda causa de morte por doença no Brasil. Entretanto, o diagnóstico da doença pode servir de alerta para as pessoas terem em mente a importância da prevenção, bem como da necessidade do acompanhamento médico rotineiro.

Exemplo disso foi o que aconteceu com Lilian Martins, decoradora, 43 anos. Ela é mãe de duas crianças e descobriu o câncer, em 2014, em uma das suas mamas, durante um exame de rotina. “O mundo caiu, senti muito medo, fiquei insegura, mas o apoio dos médicos e da família foram muito importantes para a recuperação. Já estou bem e com minha rotina de volta. Os efeitos e as dores acabaram. Hoje enfrentei e digo para todos se cuidarem, terem uma vida saudável e aproveitarem os bons momentos”, afirma.

A boa notícia é que porcentagem de cura vem aumentando. Hoje mais da metade dos tipos de câncer já são curáveis. A melhor maneira para vencer esta batalha é a prevenção. “Hábitos saudáveis de vida e o diagnóstico precoce aumentam a possiblidade de livrar da doença. Pesquisas sobre o assunto e novas tecnologias avançam para um maior êxito no tratamento”, afirma o médico oncologista Dr. Amândio Soares, da Oncomed BH.

Prevenção

A prevenção continua sendo o melhor caminho para se evitar o câncer. Confira as recomendações do Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer:

1. GORDURA CORPORAL - Mantenha-se no peso ideal para sua altura.

2. ATIVIDADE FÍSICA - Mantenha-se fisicamente ativo, por pelo menos 30 minutos todos os dias.

3. ALIMENTOS E BEBIDAS QUE PROMOVEM O GANHO DE PESO - Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos artificiais) e limite o consumo de alimentos e bebidas de alto valor calórico.

4. ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL - Coma mais alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.

5. ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL - Limite o consumo de carnes vermelhas e evite carnes processadas (embutidos em geral).

6. BEBIDAS ALCOÓLICAS – Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Se for consumi-las, consuma no máximo duas doses ao dia se for homem e a uma dose se for mulher.

7. PRESERVAÇÃO, PROCESSAMENTO E PREPARO - Limite o consumo de alimentos salgados e de comidas industrializadas com sal. Cuidado com cereais e grãos mofados.

8. SUPLEMENTOS ALIMENTARES - Não use suplementos alimentares para se proteger contra o câncer. Tenha somente a alimentação como objetivo de alcance das necessidades nutricionais.

9. AMAMENTAÇÃO - As mães devem amamentar as crianças até os seis meses.

10. SOBREVIVENTES DO CÂNCER – Siga as recomendações de prevenção do câncer.

Fonte: Comuniquese 5

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