mídia
A importância do farmacêutico na promoção da saúde da população
19 jan '16

No dia 20 de Janeiro comemoramos o Dia do Farmacêutico. Este profissional tem uma função muito importante no ramo da saúde, pois é responsável pela manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, como também de cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos e animais.

A profissão de farmacêutico é uma das mais antigas da humanidade. Há milhares de anos, os chineses já buscavam a cura de doenças através de remédios feitos com extrato de plantas. Os egípcios, por exemplo, utilizavam também banha de animais, como crocodilo e cobra.

Atualmente, no Brasil a profissão pode ser exercida em mais de 70 diferentes áreas, todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), mas é no balcão da farmácia que mais conhecemos esse profissional, responsável por orientar no uso correto dos medicamentos prescritos e fazer o acompanhamento durante todo o tratamento do paciente.

Ser farmacêutico vai além de levar ao paciente o medicamento indicado pelo médico. É zelar pela saúde e pelo bem-estar da população, prestando toda a assistência farmacêutica e sendo um elo entre a população e a indústria farmacêutica, promovendo o uso correto e racional dos medicamentos. Faz parte também do seu trabalho verificar se o paciente faz uso de outros medicamentos que poderão conflitar em suas fórmulas, causando resultado ineficaz e até mesmo reações indesejadas. Os últimos dados divulgados pela Fiocruz, em 2012, apontam que no Brasil ocorreram mais de 27 mil casos de pessoas com intoxicação causada por medicamentos. O papel do farmacêutico é fundamental para diminuir esse número, uma vez que o seu trabalho é o de cuidar e proteger a saúde humana.

Sabemos que os medicamentos são produzidos com o intuito de beneficiar as pessoas, mas se não forem utilizados corretamente podem desencadear reações indesejáveis e até causar riscos severos à saúde. O farmacêutico entra nesse processo como o profissional especializado capaz de minimizar e até barrar esses riscos através de um trabalho correto de assistência farmacêutica.

Quero finalizar parabenizando todos os farmacêuticos pelo “nosso dia”, e que juntos consigamos sempre levar o melhor em saúde e bem-estar à população, sempre com muita atenção, carinho e dedicação.


Daiana Guimarães é formada em Farmácia pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e pós- graduada em Assuntos Regulatórios pela Faculdade Oswaldo Cruz. É farmacêutica na Farmarcas, empresa especializada na administração de redes de drogarias no Brasil, que hoje possui as bandeiras Ultra Popular, Maxi Popular, Super Popular, Entrefarma, Farma100 e Bigfort, totalizando mais de 450 farmácias em todo o Brasil. Site: www.farmarcas.com.br

+ MÍDIA