mídia
ASTRAZENECA BRASIL - UMA INICIATIVA SOCIAL
Brincadeiras transformam o dia a dia de crianças e ajudam no tratamento contra o câncer em Recife
23 ago '18

Foto: © Frantab

Projeto Viva a Cultura! realiza atividades recreativas para trazer bem-estar aos pequenos internados em tratamento oncológico.

Entre os dias 20 e 24 de agosto, as crianças em tratamento no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, em Recife, poderão usufruir da arte e de atividades lúdicas proporcionadas pelo projeto Viva a Cultura!, que se baseia na arte como terapia complementar ao tratamento e instrumento para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor.

O universo do teatro como fator terapêutico ganhou espaço a partir da década de 1970, com os ideais do médico americano Hunter Doherty "Patch" Adams, que percebeu a importância de implantar no ambiente de trabalho uma rotina mais humanizada, valorizando a compaixão e a preocupação com o bem-estar de seus pacientes. As ações são comandadas por monitores e atores, que aguçam a imaginação e a criatividade das crianças.

"Entendemos essas iniciativas lúdicas, artísticas e culturais como de grande importância no processo terapêutico dos pequenos pacientes. Essas atividades trazem uma significativa melhora no humor e na autoestima, levando a uma maior participação e cooperação no tratamento e recuperação de todos" - afirmou o Diretor Médico do IMIP, Dr. Marcus Andrade.

Para Vanessa Cordaro, Diretora de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da AstraZeneca Brasil, projetos como esse são exemplos de como conseguimos colocar nossos valores na prática. “Colocar o paciente em primeiro lugar é um de nossos principais compromissos, e nesses 11 anos de projeto pudemos beneficiar mais de 12 mil crianças e familiares, comprovando que projetos que focam no bem-estar do paciente resultam em um menor tempo de internação e maior efetividade no tratamento”, comenta a executiva.

Na AstraZeneca o projeto também despertou a atenção da colaboradora Denise Araújo que, após participar de uma visita em um dos hospitais atendidos pelo projeto, passou a colaborar como voluntária em projetos direcionados ao bem-estar dos pacientes em hospitais públicos e privados. “É emocionante saber que, em poucas horas, você consegue desconectar essas crianças de seus problemas e levar um pouco do mundo externo para cada uma delas”, comenta a colaboradora.

O Viva a Cultura! é um projeto da AstraZeneca em parceria com o Instituto Dançar, e tem apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91). Para conhecer mais sobre a história do Projeto Viva a Cultura! acesse www.vivaacultura.com.br

Serviço
Viva a Cultura! no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Local: Rua dos Coelhos nº 300 Boa Vista – Recife – PE
Data: de 20 a 24 de agosto

Programação
OFICINAS CULTURAIS
Data: 20 a 24 de agosto
Horário: 9h30 às 11h30*
*Terça de 9h30 às 10h30

CIA DE MÚSICA (VISITA À INTERNAÇÃO E UTI)
Data: 20 a 24 de agosto
Horário: 14h às 15h30

APRESENTAÇÃO DE TEATRO
Data: 21 de agosto
Horário: 10h30 às 11:30

FOTO DIVERTIDA
Data: 22 de agosto
Horário: 9h30 às 11h30

Sobre a AstraZeneca

A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição, principalmente para o tratamento de doenças em três principais linhas terapêuticas - Oncologia, Doenças Cardiovasculares, Renais & Metabólicas e Respiratória. A companhia também atua nas áreas autoimunidade e neurociência. A AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo. Para mais informações acesse: www.astrazeneca.com.br

Sobre o Instituto Dançar

O Instituto Dançar, criado em 2008 pela Dançar Marketing & Comunicações, uma das principais empresas de marketing cultural do país com 35 anos de mercado, surgiu com o objetivo de atender com excelência demandas institucionais nas áreas de cultura, meio ambiente, educação e esportes, focado em desempenhar um papel importante no apoio ao desenvolvimento social humano, trabalhando nos pilares fundamentais das comunidades em geral. Com seriedade e comprometimento, o Instituto Dançar busca exercer um papel efetivo nas comunidades e projetos sociais, não apenas com ações específicas de campanhas, mas também em cada detalhe de seus projetos.

Sobre o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo Professor Fernando Figueira, seu mentor, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP é uma entidade filantrópica, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do País, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas. Referência também na implantação de serviços, o IMIP executa pesquisas e treinamento técnico em recursos humanos da área de saúde para organismos nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais. Por incentivar o aleitamento materno numa época em que pouco se falava sobre o assunto, o IMIP foi o primeiro hospital do Brasil a receber o título de "Hospital Amigo da Criança", concedido pela Organização Mundial de Saúde/UNICEF/Ministério da Saúde. O Complexo Hospitalar do IMIP é um conjunto de dez prédios, incluindo o Hospital Pedro II, distribuídos numa área de 69 mil m² que oferece, através do SUS, serviços ambulatoriais e hospitalares, especializados para crianças, mulheres e homens, com centro de diagnóstico e medicina intervencionista próprios, Hospital-Dia, emergências e salas para realização de diferentes terapias.

Fonte: BM.com

+ MÍDIA