mídia
Diabetes. Risco de cegueira é desconhecido
28 nov '16

Quase metade dos brasileiros não sabe que o diabetes pode causar cegueira.

É o que aponta uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), em parceria com a Bayer, que analisou o grau de percepção da população com relação às complicações oculares ocasionadas pela doença. Mesmo sendo uma doença com grande incidência no Brasil (14 milhões de pessoas), os riscos do diabetes não controlado são ignorados por uma parcela significativa da população.

Coletiva sobre Diabetes

O edema macular diabético (EDM) é uma complicação do diabetes, assim como a retinopatia diabética (RD), e ambos são causados pelo aumento de açúcar no sangue, levando a alterações nos vasos sanguíneos de todo o corpo, incluindo os vasos do olho.

"Em relação ao diabetes, já se observam níveis de epidemia no Brasil. À medida que esses números aumentam, proporcionalmente cresce o número de indivíduos que correm o risco de desenvolver essas complicações oculares", afirma o Dr. Luiz Turatti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Por conta disso, o Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, teve como tema central "Os olhos no diabetes". Cerca de um terço das pessoas com diabetes desenvolvem algum grau de dano ocular. Sem o tratamento adequado, esses pacientes podem perder mais de duas linhas de visão em menos de dois anos.

Coletiva sobre Diabetes

+ MÍDIA