notícias
90 anos de amor pela Farmácia
06 dez '16

Dr. Fridolino Rêgo

Conheça um pouco da história do Dr. Fridolino Rêgo

Um livro repleto de histórias, que envolvem dedicação, perseverança, amor pela profissão e pela família, além do enorme desejo de cuidar das pessoas. É assim que podemos definir a trajetória do Dr. Fridolino Rêgo. Sua vida é permeada de capítulos que formam uma obra admirável e fascinante, não apenas para quem faz parte do segmento farmacêutico, mas para todos os que acreditam no empreendedorismo e na paixão pela profissão.

Para começar essa trajetória, devemos fazer uma viagem no tempo. Enquanto a Farmácia Chile, inaugurada em 1925 e localizada no endereço mais sofisticado da capital baiana, a Rua Chile, despontava como uma referência no comércio soteropolitano da época, o menino Fridolino sonhava apenas em um dia seguir os passos do seu pai, Arthur Rêgo, brincando de ser comerciante. As embalagens que o garoto juntava na companhia do irmão Júlio representaram o início de uma das histórias mais fascinantes do mercado farmacêutico na Bahia.

Durante toda a adolescência, a Farmácia Chile foi a sua segunda casa. Lugar onde aprendeu muito e teve ainda mais certeza de que aquela era a sua verdadeira missão, embora também houvesse se encantado pela engenharia. Aos 18 anos, em 1945, o sonho começou a ganhar forma para o jovem Fridolino Rêgo. Foi quando ele e seu irmão prestaram vestibular para o curso de Farmácia. Três anos mais tarde, já formado, começou a exercer a profissão que tanto ama.

Enquanto Fridolino era apegado ao dia a dia da farmácia, o seu irmão Júlio Rêgo viajava para todas as partes do país, participando de reuniões e do Conselho Federal de Farmácia, trazendo para a Farmácia Chile as novidades e administração moderna, que o irmão Fridolino se encarregava de pôr em prática.

O sonho iniciado pelo prático farmacêutico Arthur Rêgo precisava ser levado à frente após o seu precoce falecimento. O patriarca foi precursor do comércio farmacêutico feito em rede e implantou, pela primeira vez na Bahia, uma farmácia organizada por setores, atendendo a cerca de três mil clientes por dia, em um modelo adotado nas modernas drugstores décadas depois.

A dedicação dos irmãos fez com que os negócios se expandissem, abrindo um total de 16 lojas, em diversos bairros de Salvador. O Dr. Fridolino testemunhou as mudanças no comércio de remédios, viu surgir os mais diversos tipos de produtos e participou de maneira decisiva de importantes momentos da história do segmento, como na fundação do Conselho Regional de Farmácia (CRF), no qual tem a carteira profissional nº 3, sendo o farmacêutico mais antigo em vida registrado pelo órgão.

A oportunidade de conversar com o Dr. Fridolino se transforma em uma verdadeira aula, repleta de histórias. Uma delas ele sempre faz questão de contar. Na época pós-64, quando os militares queriam controlar os preços dos remédios, fiscalizando até os centavos de cada produto vendido, ele conseguiu articular junto ao governo uma listagem de produtos e preços que serviram de referência para todo o comércio, inovando para os cadernos de preços que se tornaram tão populares no Brasil posteriormente.

As décadas se passaram, mas nada apagou o seu desejo de se manter ativo na profissão. Em uma entrevista dada em 2004, aos 78 anos, quando ainda trabalhava na farmácia Tradição (fundada após o fechamento da Chile), ele foi claro sobre o seu papel social: “Exerço minha profissão com muito orgulho. Quando me solicitam uma informação no balcão, oriento de acordo com a necessidade e o uso correto do medicamento”. Esse compromisso com a sua missão fez com que a sua história se eternizasse e se refletisse como uma referência para diversos empresários e instituições representativas que o homenagearam ao longo dos anos, reconhecendo a sua importância para o comércio.

O seu legado se consolidou no ano de 1994, quando seu filho, João Arthur Rêgo, ingressou na Farmácia Tradição. Esse foi início de um novo capítulo para a história da família Rêgo. João, atualmente diretor e um dos fundadores da Rede Multmais, lutou por vários anos para que a história do seu pai fosse eternizada em um livro. Justamente no ano em que Fridolino Rêgo completa 90 anos, esse sonho começou a se tornar realidade, através de uma iniciativa da Fecomércio-BA.

A obra contará a história da Rua Chile pela óptica de quem viveu os tempos áureos do local com a Farmácia Chile.

Essa história de dedicação e de amor à farmácia é algo que serve como uma imensa motivação para todos nós que hoje vivemos o crescimento da Multmais e acreditamos na força do mercado farmacêutico e do comércio como um todo. Desejamos saúde e agradecemos pelo exemplo maravilhoso que o Dr. Fridolino Rêgo é e sempre será.

+ NOTÍCIAS