notícias
A farmácia celebra o Dias das Mães
14 mai '18

Fotos: © ZoomTeam

Dia 13 de maio está logo aí – e todos os anos ela deve merecer da farmácia uma homenagem afetuosa e...de oportunidades. É uma data bastante propícia para melhorar também as vendas da sua farmácia – sobretudo no setor de cosméticos e higiene, que tem opções para todas as mães e todos os bolsos, mesmo em época de crise. Faça uma decoração atraente na sua farmácia lembrando a data – sugere aqui a consultora Silvia OSSO.

O primeiro passo é visual: com cartazetes ou plaquinhas, sinalize produtos “maternos” em seu ponto natural das prateleiras com lembretes do tipo “sua mãe pode estar querendo ganhar um deste!”. Na semana anterior à data, organize a distribuição de algum mimo para seus clientes – só para lembrá-los da data que se aproxima. Por exemplo: entregue uma simples balinha com um bilhetinho com os dizeres: “Sua mãe gostaria de ser lembrada! Temos muitos produtos com lindas embalagens”.

Segundo passo: organize um mix atraente com o que está disponível na loja – quem sabe com os produtos que estão sem giro na loja. Diminua a margem; componha kits numa bela embalagem; exponha-os em pontas de gôndolas, também com cartazes sugestivos.

Exponha, com maior destaque, os produtos de cuidados com a pele, mãos, maquiagem, cabelos, que devem estar em pontos extras da loja, mantendo-os também no ponto original para não desconcentrar os clientes fiéis da loja.

E não custa reforçar: os velhos e bons kits adornados com celofanes e fitas ainda têm saída e chamam a atenção dos clientes. As embalagens também precisam ser caprichadas: nos dias de hoje, às vezes as embalagens chamam mais atenção do que o próprio produto. Na véspera ou no próprio dia, se a loja estiver aberta, e mesmo que as vendas estejam fracas, ofereça como gentileza um pequeno mimo aos que entrarem em sua farmácia. Lembre-se de que há idosas que não têm mais filhos perto e o único presente que ganharão será sua gentileza. O dito “gentileza gera gentileza” ainda é muito importante para o varejo, pois produz uma propaganda boca a boca muito eficiente!

Faça também um trabalho nos caixas: crie um item por dia, como venda extra de produtos voltados apenas para o Dia das Mães. Peça aos caixas que os ofereçam, dizendo, por exemplo: “O (A) sr. (sra) gostaria de levar este creme para as mãos para presentear sua mãe no dia delas? Ele é feito de silicone, etc, etc”. Apenas expor no checkout não funciona! É preciso o apelo de voz também.

As farmácias que trabalham com cuidado e amor essa data sempre conseguem resultados especiais. E aí? A sua vai ser uma delas?

+ NOTÍCIAS