notícias
A importância da visão de futuro no dia-a-dia da farmácia
05 jul '16

Imagem: © contrastwerkstatt

Certamente muitos dos leitores já ouviram a máxima “as sementes que se plantam hoje se tornarão os frutos que serão colhidos amanhã”. Independentemente das tempestades ou secas que vierem, se você estiver preparado para essas adversidades, ainda assim os frutos serão colhidos amanhã. De forma similar, as empresas que quiserem desfrutar do futuro devem iniciar sua preparação no presente. Apesar da dificuldade de se “prever” o futuro, o exercício de imaginá-lo pode ser um excelente início para as empresas que desejam se destacar no mercado altamente competitivo como o varejo farmacêutico.

De uma maneira geral, infelizmente nem todos os empresários brasileiros têm consciência do poder da visão de futuro no sentido de direcionar e motivar o desenvolvimento de suas empresas. Seja pelo próprio despreparo gerencial, seja pelo histórico de sucesso que algumas empresas tiveram sem abordar questões de planejamento, ou pelo cenário político e econômico do país que não favoreceu a cultura de visão de futuro e planejamento de longo prazo na sociedade brasileira. Entretanto, apesar dessas barreiras, é fundamental que as empresas de uma forma geral, e em especial as farmácias, comecem a traçar seus próprios destinos, levando em consideração a dinâmica agressiva de comércio varejista farmacêutico e as mudanças no comportamento dos consumidores.

De forma geral, apesar das políticas instáveis, o foco estratégico de muitas empresas tem sido sistematicamente redução de preço e de custo, que requerem práticas constantes de curto prazo. No entanto, o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado acaba não fazendo parte da visão estratégica de algumas farmácias.

A visão de futuro é importante para as empresas porque ela é base de todo planejamento estratégico, que orienta as atividades cotidianas de seus sócios e funcionários. Através de exercícios de imaginação do futuro, são maiores as chances de se identificar oportunidades de negócios e do desenvolvimento de produtos e de antecipar as barreiras e tendências.

É importante destacar também que, ao construir uma visão de futuro, as pessoas envolvidas extrapolam os problemas do cotidiano da empresa e identificam soluções e oportunidades de maneira mais criativa e benéfica para a organização.

Por fim, é importante destacar que a visão de futuro bem estabelecida e aceita na empresa amplia o leque de oportunidades de investimento em projetos inovadores. Caso contrário, os investimentos somente ocorrerão para projetos que apresentem retorno em curto prazo - nem sempre os mais lucrativos.

Por: Geraldo Monteiro

+ NOTÍCIAS