notícias
A importância da atualização profissional
06 set '16

Foto: Kurhan

Há algumas décadas, quem se graduava em algum curso superior considerava que a fase de estudos estava concluída e que, daí em diante, teria início a fase do trabalho e da experiência. Havia ainda aqueles que pulavam parte do estudo e entravam direto no mundo profissional, sem uma formação específica, apenas alguma experiência anterior. Mas a velocidade das mudanças, a famosa globalização e o desenvolvimento tecnológico transformam incessantemente o ambiente de trabalho – de forma que hoje não há dúvidas de que “estudo” e “formação” não são apenas uma etapa da vida, mas uma constante ao longo de toda a carreira profissional.

A atualização profissional é fundamental. Todos os dias são lançadas novas tecnologias, além de plataformas cada vez mais modernas, o que torna inevitável que o profissional prossiga em sua formação, se quiser manter sua empregabilidade.

Por isso, é necessário participar de cursos, mesmo que de curta duração, frequentar congressos e feiras na sua área de atuação. Além de trazer conhecimento, tudo isso consiste em ótima oportunidade de se fazer novos contatos e manter a rede profissional bem atualizada.

Falando nisso, ter uma conta numa rede social, como o Linkedin, uma das maiores redes sociais para contatos profissionais, é um diferencial para se manter informado sobre oportunidades e vagas de emprego.

Além disso, é essencial acompanhar o que está acontecendo no mundo e especialmente no seu ramo de atuação, através, por exemplo, de leitura da Revista ABCFARMA, que traz mensalmente uma serie de informações que serão de grande utilidade na gestão da farmácia – em especial nesta edição de número 300, muito especial. Não precisa ser fissurado e ler todos os jornais e revistas, mas ter uma noção básica do mundo de hoje – na economia, nos esportes e até na política. Pode ser um diferencial.

Diversos profissionais são muito bons tecnicamente, mas conhecem apenas o básico e tem muitas dificuldades em se comunicar. Falando em comunicação, como anda a sua oratória?

Diversos cursos podem ajudá-lo a ser mais comunicativo, seguro e persuasivo em sua fala. E isso é importante em qualquer carreira.

Viu como a atualização profissional não passa somente pela área técnica? Qualquer aprendizado que possa ser utilizado na vida profissional é válido para manter sua empregabilidade em alta. Tem vontade, mas não sabe por onde começar? A dica é avaliar quais são os seus gostos pessoais e com quais áreas você tem mais afinidade.

Por: Geraldo Monteiro, é mestre em Administração pela Fecap, Assessor Econômico da ABCFARMA e professor pós-graduação nas Faculdades Oswaldo Cruz economes@terra.com.br

+ NOTÍCIAS