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A importância do Plano de Carreira nas farmácias
10 out '16

Foto: © .shock

A elaboração de um Plano de Carreira é uma etapa fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores em uma empresa. É a estratégia mais eficiente para que tanto a organização quanto seus funcionários possam ter uma visão de curto, médio e longo prazo a respeito das possibilidades de crescimento de ambos. Um plano estratégico interfere desde o estimulo da equipe até a redução da rotatividade de mão de obra – com isso, pode-se aumentar inclusive a produtividade. O principal objetivo de um plano de carreira é reter talentos presentes nas empresas.

O planejamento de carreira possibilita o trabalho do autodesenvolvimento de cada colaborador, oferecendo espaços, além de delimitar as possibilidades, frente ao seu crescimento e amadurecimento profissional – e preparando seus sucessores, principalmente para as posições estratégicas. Com isso, as empresas otimizam sua competitividade e sua capacidade de atuação no mercado. Aqueles que são inseridos nesse tipo de planejamento se tornam mais focados em seus objetivos, agem mais rápido, são mais dedicados, buscam maior conhecimento e trabalham melhor em equipe, trazendo melhores resultados para as empresas.

O Plano de Carreira é considerado um plano estratégico para a empresa, visto que possibilita uma definição do potencial do individuo e da equipe, programando o tempo necessário para que os objetivos e metas sejam alcançados.

É importante que o Plano de Carreira agrupe os interesses da empresa com os de todos os seus colaboradores. Para isso, deve ser regulado conforme os princípios éticos, a missão, a visão e os valores da empresa. É imprescindível que os gestores do setor se preparem constantemente e estejam sempre prontos para desenvolver boas políticas de crescimento e desenvolvimento profissional dentro das organizações, além de estarem atentos ao comportamento humano interno e externo para auxiliá-lo nos seus planos de carreira.

O Plano de Carreira tem como missão a potencialização e a atuação dos colaboradores na empresa, fazendo com que eles estejam mais estimulados, aumentando a produtividade. Com isso, os colaboradores se desenvolvem e ficam cada vez mais tempo na empresa. Pode-se concluir que se deve dar importância a elementos como função, cargo, requisitos, valor relativo e absoluto, estrutura de cargos e mercado de trabalho, para que se possa estabelecer, de forma coerente, a especificidade de cada cargo/função dentro da empresa.

Por: Geraldo Monteiro

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