notícias
Água Fervendo
10 out '16

Foto: © apops

Uma moça se queixou a seu pai de sua vida e de como as coisas estavam muito difíceis para ela. Pensava em desistir, pois estava cansada de tanto lutar.

Seu pai, um chef de cozinha, levou-a até seu local de trabalho. Encheu três panelas com água e as pôs para ferver. Em uma, ele colocou cenouras; em outra, ovos; na última, pó de café.

Deixou que tudo fervesse sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de 20 minutos depois, o chef apagou as bocas de gás.

Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma xícara. Virando-se para ela, perguntou:

– Querida, o que você está vendo?

– Cenouras, ovos e café, ela respondeu.

Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele então pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura; e, finalmente, ele pediu que tomasse um gole do café.

Ela sorriu e perguntou humildemente: – O que isto significa, pai?

Ele explicou que cada um dos ingredientes havia enfrentado a mesma adversidade – água fervendo. Mas cada um reagira de maneira diferente.

A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas, submetida à água fervendo, amolecera e se tornara frágil.

Os ovos eram frágeis, mas sua casca fina havia protegido o líquido interior. Depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo.

O pó de café, contudo, era incomparável. Depois de colocado na água fervente, ele havia mudado a natureza da água.

– Qual deles é você?, ele perguntou à filha. Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?

Estamos passando por um momento de adversidade: desemprego, queda nas vendas, aumentos de impostos, aumento do custo de vida, etc.

E, repetindo a pergunta que o pai fez para sua filha: qual deles é você?

Gostaria de que você parasse para analisar o modo como está se saindo diante das adversidades - será que estou amolecendo como a cenoura, achando que tudo está perdido, que bom era o passado?

Não está enxergando saída e culpando a todos?

Ou está tendo o comportamento do ovo, se endurecendo para o que está acontecendo, procurando se fechar dentro do seu mundo e esperando para ver o que vai acontecer, somente se protegendo?

Ou vamos ter o comportamento do café, que muda o cenário e busca utilizar todo o seu conhecimento para mudar de acordo com o mercado?

Buscando caminhos novos, novas parcerias, aprendendo com o mercado, mudando sua farmácia, quebrando, se for necessário, associando-se a uma marca forte para ter mais força no marketing e negociação com os fornecedores, treinamentos para equipe.

Temos que lembrar sempre: “Os caminhos que nos trouxeram até aqui não serão os mesmos que nos levarão daqui para frente”.

Está na hora de colocarmos toda nossa experiência para mudar aquilo que é necessário mudar.

Muitas vezes achamos que somos incompetentes na gestão do nosso negócio. Mas, se olharmos os indicadores, podemos notar que o mercado mudou, que você está fazendo tudo certo, mas seu ponto não está atraindo tantos clientes como antes.

Será que, no lugar de acharmos culpados, não temos que procurar novo ponto?

Boas vendas!

Por: Américo José Filho

+ NOTÍCIAS