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Alteração de procedimento no SNGPC para a finalização de inventário “ajuste de inventário”
05 jul '16

Imagem: © fresnel6

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, por intermédio de sua Gerência de Produtos Controlados, encaminhou informativo sobre alteração no procedimento de finalização de inventário no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.

A partir do dia 5 de julho, as justificativas para as finalizações de inventários definidas como “ajuste de inventário” passarão a ser exigidas de forma obrigatória em campo adicional no sistema SNGPC.

A modificação será implementada no sistema SNGPC. O Responsável Técnico (RT) deverá preencher esse novo campo com a justificativa detalhada (limite de até 1000 caracteres) para a finalização do inventário, esclarecendo se o motivo do ajuste foi, por exemplo, por erro ao registrar os marcadores correspondentes aos produtos ou erros de digitação identificados após a validação do inventário inicial (lote, número de registro do medicamento, etc), entre outros.

A funcionalidade “Finalizar o inventário” – que hoje pode ser utilizada para ajuste, troca de Responsável Técnico (RT), baixa de responsabilidade técnica, encerramento de atividade com controlados ou por determinação da autoridade sanitária – passará a conter, exclusivamente nos casos de “ajuste de inventário”, um campo para a descrição do motivo da operação.

Portanto, a partir do dia 5 de julho de 2016, finalizações por motivo de ajuste com o campo da justificativa em branco não serão aceitas pelo SNGPC.

Segundo a Gerência de Produtos Controlados, o objetivo dessa alteração no sistema é permitir uma melhor rastreabilidade, fortalecendo, assim, o monitoramento dos produtos. Ainda segundo a Gerência de Produtos Controlados, essa informação será divulgada no Hotsite do SNGPC.

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