notícias
Dia do Farmacêutico
05 jan '16

Neste mês de janeiro, quando se inicia o ano de 2016, comemoramos, entre outras, duas importantes datas.

A primeira é o Dia do Aposentado, categoria que a meu ver nada tem a comemorar, a não ser o aumento do consumo de medicamentos, que fortalece o setor da indústria farmacêutica e o das farmácias e drogarias.

Outra data muito importante do mês de janeiro é o Dia do Farmacêutico.

Se me perguntarem quem nasceu primeiro, farmácia ou farmacêutico, com certeza foi a farmácia. O farmacêutico se tornaria o profissional que trabalhava na farmácia.

Mas o dia 20 de janeiro é especial: os profissionais farmacêuticos exercem a profissão em mais de setenta modalidades de trabalho.

Hoje, o principal ponto de trabalho para esses profissionais são as farmácias comerciais, que contam com elevado número de proprietários-farmacêuticos.

Outras áreas de trabalho também de grande importância: indústria farmacêutica, ciência farmacêutica, laboratórios de análises clínicas, professores em faculdades de Farmácia, indústria de alimentação, fiscalização da qualidade dos produtos alimentícios e muitos outros, onde eles exercem a meritória ação de defesa da saúde.

O Farmacêutico sempre foi um profissional de saúde.

Pessoas menos favorecidas economicamente, que não dispõem de planos de saúde ou não conseguem ser atendidos nas unidades do serviço de saúde pública, se socorrem das farmácias à procura de solução para o mal que os aflige.

Como disse anteriormente, o Brasil conta com muitas farmácias e drogarias cujo proprietário ou sócio são farmacêuticos, oferecendo serviço especializado aos clientes.

Neste artigo, parabenizo o dia 20 de Janeiro, data marcante, quando é comemorado o Dia do Farmacêutico. Mas também existem problemas e injustiças. E alguns profissionais afirmam nada ter a comemorar.

De qualquer forma, meus parabéns a todos os que fazem parte dessa grande família, que são farmacêuticos.

+ NOTÍCIAS