notícias
Entidade que se perpetua no tempo
11 set '17

Foto: © Fotolia

Na noite de 11 de agosto, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ex. Academia Nacional de Farmácia) realizou no Salão Nobre do Palácio Anchieta (Câmara Municipal da cidade de São Paulo) a solenidade comemorativa de 80 anos de seu aniversário de fundação, com uma programação que enalteceu a trajetória dessa importante entidade, que publicamos abaixo.

O evento foi aberto com a Palestra Magna da Acadêmica Titular Profa. Dra. Silvia Storpirtis (entrevista da seção Páginas Azuis desta edição) sobre o tema Farmácia Clínica. Em seguida, foi concedida a Medalha Comemorativa a personalidades expressivas das Ciências Farmacêuticas e outorgadas as medalhas Jubileu de Ouro e de 80 anos aos Membros Mantenedores. A cerimônia prosseguiu com o lançamento da edição histórica da republicação da “Pharmacopéa Paulista de 1917” e, finalizando, a posse da diretoria eleita para operíodo 2017/2019. A Academia passou a ser presidida pelo Dr. Acácio Alves de Souza Lima.

As comemorações prosseguiram no sábado, com uma Missa de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Moema, São Paulo. Um coral abrilhantou o ato religioso, em agradecimento aos Farmacêuticos dos setores de Pesquisa, Indústria de medicamentos, dos Distribuidores e do Varejo. Todos estão envolvidos na árdua tarefa de combater as doenças e recuperar os pacientes. Um almoço de confraternização selou a programação de 80 anos com chave de ouro – com o coral dando um show de canções italianas.

Os presidentes Lauro D. Moretto e Acácio Alves de Souza Lima fizeram os agradecimentos aos presentes. E, para minha surpresa, anunciaram que iam homenagear a mim com um exemplar da edição moderna, adaptada pelo Governo do Estado de São Paulo, do histórico livro “Pharmacopéa Paulista”. Em meu discurso de agradecimento, manifestei minha honra de receber tal homenagem – por muitos anos, usei a Phamacopéa Paulista para a correta dispensação de medicamentos. Expressei também meu reconhecimento aos confrades da Academia, que sempre foram meus professores na minha vida profissional. E, antecipadamente, convidei os presentes quando comemorar o meu aniversário de 100 anos. A festa será por minha conta.

Pedro Zidoi Sdoia - Presidente

+ NOTÍCIAS