notícias
Feira de saúde. Voluntários atendem milhares de pessoas em SP
08 mai '17

Foto: Reprodução

Milhares de pessoas receberam atendimento médico gratuito na 19ª Feira da Saúde, realizada dia 7/4 no Pátio do Colégio, centro da capital paulista. Iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o evento mobilizou entidades da área da saúde e grupos de voluntários para atender aos cidadãos que passaram pelo local. Ao todo, foram oferecidos atendimentos em 20 especialidades, como medição de pressão arterial e glicemia, avaliações oftalmológica e odontológica, orientação nutricional e teste de hepatite.

“A Associação Comercial de SP foi criada para apoiar o empreendedorismo, mas não se priva de realizar trabalhos do bem, em prol de uma vida mais saudável na nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos, sobretudo os voluntários”, disse o vice-presidente da ACSP João Bico.

“É um grande trabalho, que é público sem ser estatal, de interesse do povo sem ser do governo. É uma iniciativa com grande entusiasmo”, disse o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Márcio Elias Rosa, representando o governador Geraldo Alckmin.

Criada há 19 anos pelo assessor especial da presidência da ACSP Gaetano Brancati Luigi, a Feira da Saúde tem como missão oferecer atendimento médico gratuito para quem passa pelo local onde a cidade nasceu – hoje um dos pontos mais movimentados da cidade. Lúcia Maria Santana, 25, é prova disso. “Fui fazer umas compras na rua 25 de Março, vi a movimentação aqui no Pátio e decidi fazer uns exames”, disse a recepcionista. Ela fez exames de pressão arterial, glicemia e diabetes. “Minha mãe tem diabetes e minha avó também tinha. Graças a Deus descobri que não tenho”.

Outra beneficiária foi a aposentada Rosália Ferreira de Oliveira, 63, que aproveitou sua passagem pelo centro para fazer o teste de visão, oferecido pelo Hospital Cema. “Muito bom o atendimento”, resumiu. Perguntada se pretende voltar no ano que vem, Rosália foi taxativa: “Se tiver, eu volto. É muito rápido”.

E até quem estava na feira para trabalhar aproveitou o tempinho livre para desfrutar dos serviços oferecidos. A estudante de farmácia Naiane Varjão Lisboa integrou a equipe da Faculdade Finaci, que realizava medições de pressão arterial. Depois de algumas horas atendendo, ela passou na tenda de massoterapia para recarregar as energias. “É bom dar uma relaxada, né? Já que é de graça. Todo mundo merece um descanso”, brincou.

O presidente da ABCFARMA, Pedro Zidoi Sdoia, prestigiou a feira, representando a entidade.

+ NOTÍCIAS