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Lave a sua vidraça
09 nov '17

Foto: © sneksy13

“Um casal recém-casado mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passavam na nova casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou numa vizinha que pendurava lençóis no varal. Disse para o marido:

- Que lençóis sujos ela pendurou no varal! Está precisando é de um sabão novo. Se fôssemos amigas, eu perguntaria se ela gostaria que eu a ensinasse a lavar roupas.

O marido escutou calado!

Três dias depois, também durante o café da manhã, a vizinha estava de novo pendurando lençóis no varal. E novamente a mulher teceu o comentário anterior com o marido.

E assim, a cada três dias, a mulher repetia esse discurso, ao ver a vizinha pendurando roupas no varal.

Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver lençóis muito brancos sendo estendidos. Empolgada, disse ao marido:

– Veja, finalmente ela aprendeu a lavar roupa! Será que outra vizinha deu o sabão a ela? Porque eu não fiz nada...

O marido respondeu calmamente:

- Não. É que hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da nossa janela...”

(Autor desconhecido)

Comparar-se com outras pessoas é natural. Procuramos critérios para julgar o certo e o errado, e precisamos buscar referências.

Na atual sociedade tecnológica, as comparações são ainda mais frequentes. As redes sociais são um terreno fértil para comparações.

No nosso dia a dia, muitas vezes ficamos olhando para o vizinho, ou para aquele concorrente, na esquina ao lado, mas esquecemos de olhar para dentro, para a nossa vidraça!

Comparações têm o lado bom e o ruim. Quando fazemos comparações positivas, enxergamos no outro um parâmetro a ser seguido, levando-nos a uma autorreflexão.

Por outro lado, uma comparação desigual pode gerar falsas ilusões. É preciso estabelecer limites ao olhar para fora, para que não esqueçamos que, primeiro, precisamos olhar para dentro!

Nos negócios também é assim. Tudo depende da janela pela qual estamos olhando. Precisamos lavar as nossas vidraças e abrir as nossas janelas antes de olhar para fora.

Faça um checklist da sua loja e verifique como você está em relação ao seu concorrente:

Pessoas:

1 Você realmente conhece seus clientes?
2 Você valoriza os profissionais mais engajados?
3 Você promove capacitação técnica e emocional para seus colaboradores?
4 Você treina a equipe para não perder vendas no atendimento?

Produtos:

5 Sua loja possui um bom mix de produtos?
6 Sabe quanto vende cada categoria de produto?
7 Você faz promoções constantemente?
8 Procura sempre analisar a exposição de produtos de acordo com as categorias?
9 Preocupa-se com a rentabilidade por categoria de produto?
10 Procura aumentar a participação de não medicamentos no resultado?

Processos:

11 Utiliza ferramentas gerenciais?
12 Tem por hábito analisar a curva ABC?
13 Mantém sua loja atualizada quanto a mobiliário, pintura, etc?
14 Mantém com fidelidade as negociações com os fornecedores?

Boas vendas

Américo José da Silva Filho - Sócio Diretor da Cherto Atco Educação Corporativa
Email: americo.jose@cherto.com.br

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