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Marketing de Incentivo. Vale a pena recompensar a equipe?
03 fev '18

Foto: © contrastwerkstatt

Um dos maiores desafios das empresas, de qualquer porte ou segmento, é manter sua equipe motivada – principalmente os colaboradores de áreas diretamente ligadas aos resultados da companhia, como o de vendas. É o que explicam aqui Ariane Sigrist, sócia-proprietária da empresa Gold Pass, e Wagner Corassari, sócio-proprietário da Plural Marketing Digital

Gestores quebram a cabeça para descobrir como fazer essa equipe melhorar o desempenho, como estimular seus fornecedores a dar mais destaque aos seus produtos ou como atingir objetivos e metas da organização de maneira eficiente e eficaz. Baseado no tripé motivação, reconhecimento e recompensa, o Marketing de Incentivo é um conjunto de ferramentas, aptas a gerar engajamento e entusiasmo nos envolvidos: funcionários, clientes, fornecedores ou parceiros da empresa.

Nos últimos anos, grande parte dos gestores parece ter encontrado no Marketing de Incentivo o meio ideal para obter o maior rendimento e o melhor custo/benefício na concretização de resultados. As premiações podem ser das mais variadas, desde que sejam de fato almejadas pelo público-alvo da campanha. As ferramentas mais utilizadas e que prometem bons retornos são:

• Cartão Premiação

O colaborador tem liberdade total para escolher o seu prêmio entre produtos e serviços de toda rede Visa/Mastercard, sacar o valor creditado em seu cartão, no Brasil e no exterior, realizar pagamento de boletos e tributos, ou transferir o crédito do cartão para sua conta-corrente.

• Cartões de pontuação

É um portal de premiação que oferece milhares de opções em produtos e serviços para programas de incentivo, relacionamento e fidelidade. Nesses programas, clientes conquistam pontos de acordo com o seu grau de fidelidade à marca, aos seus produtos e serviços. Com relação aos colaboradores, de acordo com seu desempenho e relacionamento com a empresa.

• Viagens

É o prêmio com maior efeito residual, rendendo lembranças por mais de uma década! É uma experiência prazerosa e que faz com que o profissional sinta o seu mérito recompensado, criando em sua memória um vínculo duradouro: a viagem e a empresa que o valorizou.

E vem então a pergunta: vale a pena investir em Marketing de Incentivo em plena crise econômica, momento em que preciso reduzir custos? A resposta é clara: vale e muito, faz toda a diferença!

A Gold Pass é a empresa certa para fornecer as melhores soluções em Marketing de Incentivo, dispondo de diversas ferramentas integradas e inteligentes, adaptáveis a qualquer modelo de negócios. Com a Gold Pass, o empresário terá a certeza de que vale a pena incluir esse tipo de ação no seu planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo.

Motivar sua equipe é o diferencial

Numa época de crise, especialmente quando há corte de pessoal nas empresas, os demais colaboradores tendem a ficar inseguros com a possibilidade de serem “os próximos”. Essa sensação gera um clima organizacional ruim e a tendência é a queda de produção. Esse período deve ser encarado como um momento de oportunidade de crescimento e diversificação da base de negócios e clientes, sendo fundamental a colaboração ativa de todos os funcionários da companhia. Por isso, as campanhas de incentivo são um excelente modo de resgatar o ânimo e o bom desempenho de seus colaboradores, retendo e formando talentos.

Para aumentar suas vendas

A motivação está diretamente relacionada aos resultados. Uma campanha de incentivo fornece o gás que sua equipe precisa para alcançar metas, aumentar vendas, reduzir custos, conquistar novos clientes, isso só para citar alguns exemplos. A certeza de obter premiações aguça o espírito de competição saudável e o desejo de autossuperação, criando uma equipe altamente engajada com o sucesso do seu negócio.

Para fidelizar clientes

E o melhor é que essa prática é plenamente aplicável aos seus clientes. É de conhecimento geral que o custo para conquistar novos consumidores é muito maior do que o custo para fidelizá-los. Então, nada mais estratégico do que investir em ações de incentivo e premiações para os clientes especiais, recompensando-os pela escolha de sua marca. Além disso, essas iniciativas fazem o ticket médio ser superior à média, gerando rápido e óbvio retorno ao investimento nas ferramentas do Marketing de Incentivo.

Invista no Marketing Digital

Muitas farmácias vivem se perguntando o que fazer para aumentar suas vendas. Antes de mais nada, é importante ter planejamento estratégico bem definido com relação a estratégias a serem adotadas no decorrer do ano - junto ao PDV e, principalmente, no meio digital. Quando falamos a respeito de planejamento, precisamos ter em mente nossos valores, o cenário atual e, sobretudo, o que nossos concorrentes têm a favor e contra. Ao nos voltarmos para o digital, é importante analisar o que as outras farmácias têm feito para se diferenciar no PDV e no digital, quais seus pontos fortes e, principalmente, como seus clientes são tratados. No Planejamento de Marketing Digital, é importante ter um plano de comunicação que envolva as ações estratégicas a serem executadas. Cada vez mais os consumidores buscam facilidade na hora da sua compra - e a internet passou a ser um vetor de transformação, como afirma Wagner Corassari, da Plural Marketing Digital. O Marketing Digital, também chamado de marketing online – feito por meio de canais digitais como site, blog, redes sociais, etc, graças à ampliação de acesso à internet, o acesso móvel por smartphones, etc.

Nesse cenário, em vez de investir grandes somas em anúncios de rádio e TV, é possível direcionar ações para nichos específicos na internet, atingindo mais efetivamente o público-alvo, como afirma Wagner. O Marketing Digital pode ajudar a diminuir custos, justamente porque envolve desembolsos menores do que o exigido pelo marketing tradicional. Ainda há a carência de ações digitais no varejo farmacêutico - encontramos alguns aplicativos voltados ao Market Place farmacêutico, mas eles não atendem às reais necessidades das farmácias e de seus consumidores.

Na web, através de ferramentas analíticas e dashboards das redes sociais, por exemplo, é possível visualizar o alcance das ações, controlar os orçamentos e fazer testes constantes para aumentar a eficácia.

“Pisar no freio” durante a crise é fazer o mesmo que todas as outras empresas fazem. Agir de forma diferente, incentivar a equipe e investir em ganho de produtividade são fatores que deixarão seu negócio mais preparado para enfrentar a crise de forma sustentável e crescer ainda mais.

Além disso, investir em planejamento digital vem sendo um diferencial para as empresas, principalmente as do varejo farmacêutico. Se deseja vender mais e vender todos os dias, consulte um profissional da Plural Marketing Digital.

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