notícias
Os fios no frio
07 jun '18

Fotos: © Iurii Sokolov

A descamação do couro cabeludo é bastante desagradável — compromete o visual dos fios, deixando-os com aspecto sujo, e pode provocar uma coceira quase incontrolável. Alterações hormonais e stress são alguns dos fatores que desencadeiam o ciclo. Mas é quando a temperatura cai que o fungo chamado malassezia faz estragos.

Como prevenir?

A explicação é simples: no frio, os banhos são mais quentes e os alimentos, mais gordurosos. “Essa mudança na rotina faz com que as glândulas sebáceas se dilatem, aumentando a produção e a liberação de sebo, que serve de alimento para fungos. Daí, os micro-organismos se multiplicam e fragilizam a região”, explica a dermatologista Juliana Viesi. Outro problema que se agrava no frio, a popular e desagradável caspa, ou dermatite seborreica, incomoda entre 15 e 20% da população e não tem cura, mas pode ser controlada. “Manter o cabelo limpo, seco e hidratado é o primeiro passo para garantir aparência saudável”, sugere a dermatologista Helena Costa. Eis três medidas eficientes para reduzir aqueles constrangedores flocos brancos que se tornam mais vistosos nas roupas escuras.

1 Coquetel anticaspa

Xampus específicos são essenciais para o tratamento da dermatite seborreica. Na formulação, procure por ativos como ácido salicílico, que trata a descamação, zincidone, que reduz a oleosidade, e bisabolol, poderoso calmante e anti-inflamatório.

2 Limpeza do couro cabeludo

Apesar de limpar a raiz do cabelo, o xampu não consegue eliminar todas as impurezas instaladas no couro cabeludo ao longo do dia. Quanto mais sujeira, mais oleosidade e, talvez, mais caspa. A limpeza profunda deve ser feita a cada 15 dias no salão ou em casa. Se optar pela terapia doméstica, eis uma receita eficiente: misture um limão espremido, 10 ml de vinagre de maçã, duas gotas de óleo essencial de alecrim e 10 ml de chá de alecrim. Deixe agir por 15 minutos e lave normalmente.

3 Alimentação consciente

A saúde do couro cabeludo está diretamente relacionada ao que as pessoas ingerem. Comuns no inverno, alimentos mais quentes e gordurosos aceleram a proliferação da caspa. “Não é preciso cortar de vez vinhos, queijos e massas pesadas — apenas consumi-los com moderação”, ensina a Dra. Juliana.

4 O guia do banho saudável

Com a chegada da temporada mais fria do ano, é comum as pessoas aumentarem a temperatura do chuveiro para tomar um delicioso banho quente. No entanto, esse banho fervendo, que é uma delícia no inverno, faz mal à pele e ao cabelo. A água quente causa ressecamento, pois retira o óleo natural do couro cabeludo, que protege e lubrifica os fios. Duas sugestões:

1 - Tome banho morno: uma das principais dicas de como cuidar dos cabelos no inverno, sem dúvida, é criar o hábito – difícil, no começo – de lavar o cabelo com água morna. Outra dica que ajuda muito a manter os fios saudáveis nessa época do ano é dar um jato de água fria nos cabelos depois do banho para fechar as cutículas e dar brilho.

2 - Lave o cabelo em dias alternados: lavar o cabelo todo dia não é indicado durante o inverno, pois nessa época os fios demoram mais para secar.

3 - Não durma com o cabelo molhado: aliás, jamais. Dormir com o cabelo molhado pode produzir fungos e bactérias no couro cabeludo e até causar queda. Se o cabelo não secar até a hora de dormir, secador nele.

4 - Use protetor térmico antes de usar o secador: falando em secador, é importante lembrar que ele também resseca o cabelo, principalmente nos dias mais frios do ano. Por esse motivo, é fundamental usar um protetor térmico antes.

5 - Hidrate sempre os cabelos: hidratações semanais são fundamentais para manter a maciez e o brilho dos cabelos.

+ NOTÍCIAS