notícias
Semana do alimento perfeito
03 ago '18

Foto: © golubovy

A Semana Mundial da Amamentação, celebrado em 1 e 7 de agosto, tem como objetivo conscientizar sobre a importância do aleitamento materno - único alimento que um bebê precisa nos seus seis primeiros meses de vida, pois contém proteínas e anticorpos que o nutrem e o protegem.

A criança que mama exclusivamente no peito aprimora a mastigação, a respiração e desenvolve uma fala mais adequada. Além disso, tem menos possibilidade de ter diarreias, alergias e doenças infecciosas – sobretudo respiratórias.

A amamentação também é vantajosa para a mãe. Pesquisas apontam que mulheres que amamentam têm menos chance de desenvolver diversos tipos de câncer, como útero, ovário e mama. A mamada também ajuda o útero a voltar ao tamanho normal e ajuda a mãe recente na perda de peso. Entretanto, nem todas as mulheres conseguem amamentar com tanta facilidade. Algumas, por exemplo, enfrentam problemas na produção do leite. Aí entra a farmácia. Se o problema for de fluxo, vale a pena verificar com o médico a possibilidade do uso de ocitocina. Trata-se de um hormônio que favorece a liberação do leite pelos ductos mamários. Deve ser usado apenas com orientação médica - e pode ser manipulado tanto em spray nasal quanto em comprimidos sublinguais.

+ NOTÍCIAS