notícias
Sua empresa está preparando profissionais?
02 ago '16

Imagem: © contrastwerkstatt

Com a celebração deste número 300 da Revista ABCFARMA, e a mudanças que ela propõe ao mercado, inovando sempre e cada vez mais, achei oportuno escrever sobre a preparação da mão de obra para as farmácias e o quanto isso é importante para os empreendedores e também para a ABCFARMA, nestes novos tempos.

Estamos passando por tempos difíceis, quando o varejo sofre pesada concorrência e o consumo não cresce como o mercado gostaria. Nesse quadro, o gestor precisa conhecer a dinâmica dos estoques; ter a farmácia informatizada (inclusive com relatórios de gestão); saber negociar e comprar bem; ter uma loja com layout atual, agradável e bem definido; conhecer um pouco sobre legislação trabalhista, sanitária, fiscal; ter noções de marketing; saber treinar e motivar funcionários, além de outras habilidades de gestão. Aí eu pergunto: você, como empresário, está preparado para atender a todos esses requisitos? Seus funcionários estão preparados para enfrentar a concorrência com competência? Volto à pergunta inicial: você está preparando profissionais para atuar na sua farmácia ou drogaria?

Lembro que só permanecerão no mercado empresas, mesmo pequenas, administradas por líderes empreendedores que estejam preocupados em treinar e reciclar seus colaboradores permanentemente. Para essa preparação, é preciso qualificar os funcionários, avaliando, a princípio, se vale à pena investir neles ou se é melhor substituí-los, analisando aspectos importantes como:

Possuem talento? Têm uma dose de inconformismo diante das atividades rotineiras, para transformar ideias simples em negócios efetivos e lucrativos.

Conhecem ou se esforçam para conhecer o ramo? Quanto mais eles dominarem o ramo, maiores serão as chances de êxito. Se não tiverem muito conhecimento sobre o ramo, mas tiverem vontade, deverão ser treinados através de cursos presenciais, via internet, leituras ou até por outros funcionários mais experientes.

Têm disposição para assumir riscos? Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar é ter coragem para enfrentar desafios, ousar na execução de novos comportamentos e escolher os melhores caminhos.

Têm capacidade para aproveitar as oportunidades? Estão atentos e são capazes de perceber, no momento exato, oportunidades de negócio que o cliente está exigindo. Sabem organizar? Têm senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional. A capacidade de organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.

São capazes de tomar decisões? Decidem acertadamente e no momento certo, estando bem informados, analisando friamente a situação e avaliando as opções e escolhendo a solução mais adequada.

Têm liderança? Sabem definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas, produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho e a missão do empreendimento.

Mantêm o otimismo? Têm muita vontade de ver seus próprios projetos concretizados porque confiam em seu desempenho profissional.

São independentes? Sabem determinar seus próprios passos, abrir seus caminhos, decidir o rumo de sua vida e principalmente saber o que querem ser.

Se você não identifica essas qualidades em seus colaboradores, prepare-se para fazer mudanças o quanto antes. Inicie uma nova fase, trazendo para a empresa profissionais interessados em crescer com ela.

Se identificar pessoas interessadas em aprender e com mais alguns atributos do que os acima citados, comece imediatamente a treiná-los e a investir em suas carreiras. O mercado anda carente de profissionais com essas características. E considerar o aperfeiçoamento profissional como uma das metas mais importantes para si e para seus funcionários é um grande desafio. Bom trabalho: você vai conseguir!

Por Silvia Osso - siosso@uol.com.br
Silvia OSSO é palestrante e consultora de empresas. Jornalista especialista em varejo, é autora dos livros: “Atender bem dá lucro”, “Programa Prático de Marketing para Farmácias”, “Administração de Recursos Humanos e Liderança para todos”.

+ NOTÍCIAS