notícias
Um modelo de farmácia
02 ago '16

Visão geral da Farmácia-Escola

Em meados do ano de 2015, com apoio da Metalfarma e de donos de farmácia que participam da diretoria da entidade, a ABCFARMA iniciou projeto para criação de uma farmácia-escola. Aproveitando espaço já utilizado pela entidade, no térreo do edifício onde fica sua sede, foi construída e mobiliada loja física simulando uma farmácia. Após meses de reformas, ajustes e adequações do espaço, o projeto foi concluído com seu lançamento no dia 13 de julho, com a presença de representantes da indústria farmacêutica, distribuidores, parceiros, colaboradores da revista e de donos de farmácia associados à entidade.

A loja foi projetada em parceria com a Metalfarma e planejada em detalhes. Com a experiência de Regis Rodero, que com sua equipe atende farmácias de todas as regiões do Brasil, redes e independentes, foi possível projetar uma farmácia para servir de base ao proprietário de farmácia que queira abrir, renovar ou reformar sua loja. Num espaço de aproximadamente 40 metros quadrados, os visitantes podem visualizar, na prática, uma estrutura com ambientes preparados para receber clientes.

Como entidade que congrega farmácias e drogarias, a ABCFARMA não pretende com esse projeto influenciar a decisão do empresário, mas garantir a ele uma oportunidade de estudo e avaliação - o que pode ajudar muito na hora de planejar novas estratégias para melhorar os resultados de sua farmácia.

Além da farmácia-escola, há um auditório com estrutura para apresentação de trabalhos, palestras, cursos ou realização de negócios. A entidade abrirá esse espaço para ser utilizado pelas drogarias e farmácias associadas, sempre contando com a parceria com a indústria farmacêutica e distribuidores, objetivando o fortalecimento do setor.

Entrada da Farmácia Escola

O presidente da ABCFARMA, Pedro Zidoi Sdoia, abriu o evento de lançamento e apresentação da farmácia-escola, destacando o histórico de trabalhos da entidade em prol do varejo farmacêutico, seguido por uma breve apresentação do presidente executivo, Renato Tamarozzi, que falou dos objetivos da farmácia-escola. Regis Rodeo também se pronunciou sobre a participação da Metalfarma e a disposição da empresa em contribuir com as farmácias e drogarias, destacando o objetivo de deixar uma referência para quem quer modernizar ou comparar sua loja.

O grande colaborador da Revista ABCFARMA e do varejo farmacêutico Américo José, convidado a falar ao público presente, fez um breve histórico da Revista ABCFARMA, dos caminhos traçados no início da revista, que chega a esta edição de número 300, destacando o trabalho de Pedro Zidoi Sdoia ao longo dos anos à frente da entidade, esperando que a ideia de indicar um jovem para a presidência executiva da entidade desperte o varejista para que busque conhecimento para agir, sem se escorar na ilusão de que sua loja terá melhores resultados se continuar fazendo as mesmas práticas dentro de um mercado tão competitivo, disputado e cheio de novas tecnologias.

Para finalizar o evento, foi apresentado também o projeto ABCFARMA com você, de autoria de Vanessa Cáceres – do departamento comercial da ABCFARMA - e com apoio da EMS. É um novo canal de informações para temas importantes relacionados à dispensação de medicamentos que o farmacêutico ou balconista devem conhecer na hora de atender aos clientes da farmácia. E está aberto a todo o varejo mediante cadastramento no site da entidade.

Com o encerramento da apresentação, os presentes foram convidados a visitar a farmácia-escola, já contando com as parcerias da DIMEP e da Fleet Enema, que expuseram seus produtos, agraciando os presentes com o sorteio de brindes.

+ NOTÍCIAS